O Paraná terá 15 aeroportos regionais renovados. O compromisso é do secretário de Infraestrutura e Logística do Estado do Paraná, José Richa Filho, que se reuniu nesta terça-feira, 28, com o grupo de trabalho para investimentos em aeroportos do Banco do Brasil. A instituição vai disponibilizar recursos para ampliação de terminais em todo o País.
Entre os aeroportos regionais definidos pelo governo paranaense estão os dos municípios de Bandeirantes, Campo Mourão, Cascavel, Francisco Beltrão, Guarapuava, Maringá, Paranaguá, Pato Branco, Ponta Grossa, Telêmaco Borba, Toledo, Umuarama e União da Vitória.
Segundo a Agência de Notícias do Governo do Paraná, ficou acordado que o Estado vai agilizar o processo de licenciamento ambiental e também dar suporte na etapa de desapropriação.
“O Paraná já está executando estas ações nos aeroportos Afonso Pena, em São José dos Pinhais, e Governador José Richa, em Londrina, ambos administrados pela Infraero”, disse o secretário em nota.
O Estado do Paraná já fez o aporte de R$ 16 milhões em desapropriações na cidade de Londrina e está com equipe em campo para levantar os custos das desapropriações dos terrenos no entorno do Aeroporto Afonso Pena.
Segundo José Richa Filho, as ações do governo estadual, do Banco do Brasil e do Governo Federal devem redundar em investimentos de cerca de R$ 400 milhões em aeroportos da Infraero e quantia similar na modernização de 13 aeroportos regionais daquele estado.