O Porto de Paranaguá bateu recorde de embarque de açúcar no berço 204, operado pela Pasa, em um único navio, informa a Agência de Notícias do Governo do Paraná.
Foram carregadas 54,5 mil toneladas no navio de bandeira grega Union Mariner, que tem como destino o porto de Cingapura. O volume é 6% superior ao patamar carregado com açúcar anteriormente no berço.
O carregamento também bateu recorde de produtividade ao embarcar 40 mil toneladas do produto em um intervalo de 24 horas, operando a mais de 1,5 mil toneladas por hora. No total, o navio demorou 35 horas para ser carregado.
O Union Mariner é o maior navio que já atracou no berço 204 para embarcar açúcar, com 229 metros.
Neste ano, o Porto de Paranaguá registra um crescimento de 15% na movimentação de açúcar comparativamente ao ano passado.
De janeiro a outubro foram exportados 3,56 milhões de toneladas, 475 mil toneladas a mais do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando foram exportadas 3,09 milhões de toneladas.
O Porto de Paranaguá é o segundo no Brasil no ranking de movimentação de açúcar, com média de 4,5 milhões de toneladas embarcadas por ano.