Os portos de Paranaguá e Antonina já realizaram a movimentação de 18,2 milhões de toneladas entre janeiro e maio deste ano, aponta balanço divulgado nesta terça-feira, 11, pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa).
Esse volume representa expansão de 5% ante o mesmo período do ano passado, quando passaram pelos portos paranaenses a soma de 17,3 milhões de toneladas em mercadorias.
Entre os produtos voltados para exportação, o destaque ficou para os embarques de milho: nos primeiros cinco meses do ano foram movimentados 2,1 milhões de toneladas do insumo, refletindo expansão de 186% ante o mesmo período do ano passado.
As exportações de açúcar realizadas através dos terminais portuários subiram 75% neste ano (1,5 milhão de toneladas) e as de soja cresceram 8%, para 1,2 milhão de toneladas.
Nas importações, o destaque ficou por conta da entrada de fertilizantes. Em cinco meses foram 3,8 milhões de toneladas movimentadas, montante 21% superior ao mesmo período do ano anterior.