O Porto de Paranaguá já está atendendo à Portaria nº 59, que determina a prioridade de embarque e desembarque de milho destinado aos portos nordestinos. O objetivo é atender os municípios nordestinos atingidos pela seca.
Na semana passada foram embarcadas 31 mil toneladas de milho com destino ao Porto de Pecém, no Ceará, e segundo a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Já estão programadas outras 25 mil toneladas entre os dias 12 e 15 de junho, com destino ao Porto do Recife.
“Temos anunciadas 100 mil toneladas para embarcar dentro deste programa. Entendemos a importância desta ação e nos solidarizamos com a situação dos municípios que estão sofrendo com a seca. Daremos total apoio para que os embarques ocorram da maneira mais ágil possível para atender esta demanda”, disse o superintendente dos portos do Paraná, Luiz Henrique Dividino, em nota.
No último dia 22 de maio, o Porto de Aratu, no Estado da Bahia, recebeu o primeiro lote de milho destinado ao atendimento da seca, com 20 mil toneladas de milho no navio Sifnos Mare e no dia 29 de maio o navio São Luiz foi o primeiro a atracar em Paranaguá para levar milho ao Nordeste.