O Porto de Paranaguá recebeu o sinal verde para a realização de manobras experimentais de embarcações com 368 metros de comprimento e 51 metros de boca.
Hoje, o Porto só pode receber navios de até 335 metros de comprimento e 45,2 metros de boca.
A autorização partiu da Capitania dos Portos do Paraná que condiciona a realização de 10 manobras experimentais com navios classe Post-Santa para então conceder a autorização definitiva dessa classe de navios.
As manobras experimentais são medidas de praxe adotadas pela Capitania, tendo acontecido o mesmo quando foi permitida a atracação de navios de 296 metros; depois os de 306 metros e, mais tarde, as embarcações com 335 metros.
Por trás da autorização estão os serviços de dragagem realizados no Porto ao longo do ano passado, que restabeleceram a profundidade natural do Canal da Galheta, de 15 metros e a largura de 200 metros. Nos trechos mais críticos, a sobrelargura foi ampliada em 10%, informa a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), ao destacar que as primeiras manobras estão previstas para o primeiro semestre de 2013.