A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) está avaliando a possibilidade de fechar uma parceria técnica que envolve operações em cargas com o Porto de Santa Fé, da Argentina.
Pelo acordo haveria uma ampliação de 25% no movimento de cargas do Porto de Paranaguá.
O projeto foi apresentado pelo governador do Paraná, Beto Richa, nesta terça-feira, 26, durante encontro com representantes do país vizinho, liderados pelo embaixador Luis Maria Kreckler, destaca informe distribuído pela da Agência de Notícias do Paraná.
A Argentina é o segundo maior parceiro comercial do Paraná e uma parceria entre os dois portos é considerada como passo fundamental para o futuro comercial do Paraná e da Argentina, destacou o embaixador argentino.
Entre as obras de modernização do Porto de Paranaguá estão à reestruturação do corredor de exportações para abrigar mais quatro navios; um novo píer para navios de granéis; ampliação do píer de granéis líquidos; novos berços para navios de contêineres e veículos e um exclusivo terminal de passageiros.
Todos os projetos foram detalhados à comitiva argentina, representada pelo cônsul-geral em Curitiba, Hector Gustavo Vivacqua; o gerente de Engenharia do Porto de Santa Fé, Sebastian Alonso; a assessora de Comércio Exterior do porto, Paola Venturini; e o cônsul-adjunto em Curitiba, Carlos Nazareno Ayala.
Segundo o superintendente da Appa, Luiz Henrique Dividino, o Porto de Paranaguá fechou 2012 com movimentação de 44,6 milhões de toneladas, sendo esperados para este ano movimentação de 48 milhões de toneladas.