O pátio de triagem do porto de Paranaguá bateu recorde de recebimento de caminhões até maio deste ano. Segundo a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), passaram pelo pátio de triagem a soma de 155.672 caminhões carregados com grãos.
Apenas em maio último passaram pelo pátio de triagem de Paranaguá 41.250 caminhões, ou 18% a mais do que foi registrado em maio de 2012.
Na contabilização da Appa as exportações de grãos já bateu em nove milhões de toneladas, entre soja, farelo de soja, milho e açúcar, volume 12% superior ao movimentado no mesmo período de 2012.
“Os meses de fevereiro e março foram bastante difíceis por conta das chuvas intensas. Mas houve recuperação em abril e maio. Acreditamos que, mais uma vez, o Porto de Paranaguá irá encerrar o ano com um novo recorde de exportação de granéis”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, em nota distribuída pela agência de notícias do governo do Paraná.
A Appa também chama a atenção para o Carga Online, sistema eletrônico de agendamento de cargas que só permite o envio de caminhões ao Porto de Paranaguá mediante espaço em armazém para receber os produtos e navio nomeado para receber a mercadoria.
Segundo a instituição, com esse agendamento, intensificado desde o ano passado com a Operação Safra, acabou com a fila de caminhões que se formava no acesso ao Pátio de Triagem do Porto de Paranaguá. Desde agosto de 2011 não são registradas filas de caminhões em Paranaguá.