Os caminhoneiros que aguardam no Pátio de Triagem do Porto de Paranaguá recebem mensagem no celular, avisando da liberação do terminal no Corredor de Exportação.
A novidade começou a funcionar neste mês e foi criada pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), em conjunto com o Departamento de Informática da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), com um único objetivo: reduzir o tempo de espera e agilizar o processo de escoamento dos grãos no porto.
A informação é da Agência de Notícias do Governo do Paraná e funciona da seguinte forma:
O serviço é feito por uma central contratada. Assim que o terminal é liberado, o motorista recebe a mensagem (SMS) para que se dirija ao local que irá receber os grãos. O SMS tem a vantagem de possibilitar ao operador verificar o horário de envio da liberação e se a mensagem foi recebida pelo motorista. Em caso de falha, o aviso pode ser reenviado.
“É mais prático, porque, às vezes, aqui esperando, a gente não escuta o autofalante e não chega a tempo para a descarga. Por celular é mais fácil, pois está comigo, ligado 24 horas por dia”, destaca o caminhoneiro João Carlos, de Mafra (SC) que aguarda para descarregar soja no Porto de Paranaguá. Esta é a terceira viagem dele desde a semana passada. Nas duas anteriores, ele já recebeu o aviso pelo celular.
Também de Mafra, o motorista Ivonei Fabris conta que a primeira vez que recebeu a mensagem até achou que fosse engano. “Ajuda muito. Na última vez que recebi, estava estacionado no meu setor, chegou a mensagem e saí. Deu tudo certo. Só de não ter que ficar esperando em fila, já está ótimo”.
A Appa destaca que o Sistema Carga Online servirá como experiência para o sistema Cadeia Logística Portuária Inteligente que o Governo Federal pretende implantar em todos os portos brasileiros, pelo programa Porto Sem Papel (PSP).
No sistema Carga Online os caminhões são cadastrados antes de sair de sua origem para que a Appa tenha um planejamento do que será descarregado.
O sistema gerencia o fluxo dos veículos carregados com grãos até o porto, estabelece cotas diárias de recebimento de caminhões e vagões para cada terminal e operador, evitando as filas.
As cargas só são liberadas quando existe local disponível em armazém para receber o produto e navio nominado para receber a carga.