A reunião entre membros do governo e a Petrobras deu resultado. A estatal de petróleo decidiu romper com a trajetória de 11 aumentos consecutivos dos combustíveis e anunciou redução de preços a partir desta terça-feira, 23.
Segundo a estatal informa em seu site o litro da gasolina vai cair 2,08% e do diesel: 1,54%.
Nos últimos 17 dias foram 11 aumentos com a alta acumulada chegando a 16,07%. Com a queda de 2,08% – que entra em vigor amanhã -, o preço da gasolina nas refinarias cairá para R$ 2,0433.
No caso do diesel, com a queda de 1,54%, após sete aumentos consecutivos, passará a custar (a partir de amanhã), nas refinarias: R$ 2,3351. O diesel acumula desde o dia 1º de maio alta de 12,3%.
A decisão vai de encontro ao movimento de paralisação de motoristas em todo o Brasil e representa uma volta atrás da decisão da estatal, que hoje previa um aumento nos valores do diesel e da gasolina.
Apesar da decisão da Petrobras há discussões no governo sobre a possibilidade de redução da cobrança de tributos sobre os combustíveis.
Existem situações em que a composição de impostos chega a quase a metade do valor final do preço da gasolina e do diesel nas bombas de todo o país.
Segundo a Petrobras, os aumentos são consequência das oscilações do preço do barril do petróleo no mercado externo.
De acordo com a estatal, “os combustíveis derivados de petróleo são commodities e têm seus preços atrelados aos mercados internacionais, cujas cotações variam diariamente, para cima e para baixo”.
Com Agência Brasil