A Petronas, empresa nacional de petróleo da Malásia, e uma das 10 maiores produtoras de petróleo e lubrificantes do mundo, apresenta ao mercado brasileiro seu mais novo lançamento: o Petronas Tutela, linha composta por 31 fluidos de transmissão projetados para atender às necessidades específicas de veículos leves, pesados, agrícolas e industriais.
Quem apresentou oficialmente o Petronas Tutela – desenvolvido com a mesma tecnologia dos fluidos que protegem a transmissão dos carros da equipe Mercedes-AMG PETRONAS Motorsports -, foi o piloto pentacampeão da Fórmula 1, Lewis Hamilton, ontem, em São Paulo.
Muito calmo e tranquilo respondeu a diversas perguntas – haviam mais de 100 jornalistas presentes – e atestou a qualidade dos produtos Petronas (que patrocina a equipe Mercedes-AMG), ao apontar “que sempre há muita pressão por resultados na Fórmula 1 e, pressão sobre a Petronas (em particular), para que os motores trabalhem sempre nas melhores condições”.
Atestou também que os produtos Petronas são realmente testados e aprovados nas pistas, fato corroborado pelo CEO da PETRONAS Lubricants International (PLI), Giuseppe D’Arrigo.
“Estamos lançando no Brasil um produto desenvolvido e testado no Centro de Pesquisa e Tecnologia Global da PETRONAS, em Turim, que segue nosso compromisso de produtos vencedores testados nas pistas para serem utilizados nas ruas”, disse o CEO.
O PETRONAS Tutela foi desenvolvido em parceria com fabricantes de equipamentos originais (OEM’s), através de pesquisas e testes que resultaram no desenvolvimento de fluidos personalizados para os sistemas de transmissão, discorreu o executivo.
“Como parte do PETRONAS – Fluid Technology Solutions, o Tutela foi testado no mais difícil ambiente do automobilismo, a equipe tetracampeã mundial de Fórmula 1, Mercedes-AMG PETRONAS Motorsports”, disse.
A nova linha de fluidos de transmissão nasce para proteger os sistemas auxiliares vitais dos veículos que são frequentemente menosprezados pelos motoristas.
Mas quais são esses sistemas vitais? Transmissão, freios, arrefecimento, rolamentos e sistemas hidráulicos, alguns deles mencionados por Hamilton, como relevantes para o bom comportamento dos carros, principalmente nas pistas da F1.
Hamilton destacou esse fato antes de falar um pouco sobre o desafio de correr em Interlagos e apontar o circuito brasileiro como um dos mais exigentes da Fórmula 1. “Interlagos exige muito da parte física (dos pilotos), dos motores. É um desafio. É uma pista contra o relógio (sentido anti-horário) e são poucas as provas assim”, disse.
Heróis invisíveis
Para o CEO da Petronas, Giuseppe D’Arrigo, os cincos pontos vitais do veículo – transmissão, freios, arrefecimento, rolamentos e sistemas hidráulicos – são vistos como os “Heróis Invisíveis”.
“São sistemas renegados, esquecidos e muitas vezes menosprezados, mas que são críticos para a máxima performance dos veículos”, disse ele; A nova linha premium Petronas Tutela chega ao Brasil a partir de dezembro deste ano.
“Estamos falando de 31 produtos para transmissão novos e outros que passam por transição de nomes. O Tutela também traz novas especificações, abrangendo mais OEMs e necessidades do mercado, como por exemplo a MAN, General Motors, Ford, ZF, VOITH, Mercedes-Benz, Alisson e VOLVO, entre outros.”
Em uma primeira fase chegam ao mercado nacional 23 produtos da linha Petronas Tutela, sendo seis totalmente novos.
A Petronas tem como meta comercializar 320.000 litros de fluidos Tutela no Brasil nos próximos anos.