A Peugeot Sport revelou nesta sexta-feira, 30, o sucessor do Peugeot 3008DKR (que obteve duas vitórias nas provas do Rali Dakar de 2016 e 2017). O novo modelo é o Peugeot 3008DKR Maxi.
O novo modelo é 20 centímetros mais largo (em função do aumento da faixa de suspensão), tem eixos mais largos e os wishbones superiores e inferiores são novos, assim como as extremidades das hastes dianteiras e traseiras e os eixos de transmissão.
Segundo os engenheiros da Peugeot Sports, as alterações se refletiram em melhor estabilidade e dinâmica do carro, que também apresenta melhor desempenho.
O Peugeot 3008DKR Maxi fará sua estreia na Silk Way Rally 2017 – que terá início em Tcheboksary (Rússia), dia 07 de julho e término em Xi’na (China), dia 22 de julho.
Quem vai pilotar o novo modelo é o eneacampeão Sebastien Loeb, que terminou em segundo no último Dakar e competirá no Silk Way Rally pela segunda vez.
A equipe Peugeot Sport também conta com os pilotos Stephane Peterhansel, vencedor do Silk Way Rally do ano passado, e Cyril Despres, além do espanhol Carlos Sainz, que ajudou no desenvolvimento do carro. A equipe é liderada pelo diretor da Peugeot Sport, Bruno Famin.
“Assim que atravessamos a rampa final do Dakar em janeiro, já começamos a trabalhar na próxima geração de carros para enfrentar esse monumental desafio. Só há uma coisa mais difícil do que ganhar: ser vencedor contra uma forte concorrência. É por isso que nossos engenheiros têm a missão de melhorar continuamente o carro, usando seu know-how para elevar constantemente o nível e dar aos nossos pilotos a melhor chance de sucesso”, diz em nota o Diretor da Peugeot Sport, Bruno Famin
Segundo ele, as últimas evoluções aplicadas ao modelo melhoraram a estabilidade e o desempenho. O executivo também confirmou Sebastien Loeb como piloto da equipe no Silk Way Rally. A experiência dessa prova ajudará a equipe a definir as especificações definitivas para o Dakar no próximo ano.
A visão dos pilotos
Sebastien Loeb, Team Peugeot Total
“O carro é muito mais estável agora que é mais amplo, e isso parece um pouco diferente para dirigir. As partes muito estreitas e técnicas parecem mais pesadas, mas em termos de estabilidade e direção, é definitivamente um passo à frente. O carro tem menos a tendência de deslocar a suspensão, e isso lhe dá mais confiança para atacar e levá-lo de lado. Eu diria que o ponto mais forte do Peugeot 3008DKR Maxi é sua habilidade off-road. Com eixos mais largos e rodas grandes, pode chegar a qualquer lugar. A vantagem do nosso carro é o fato de que ele pode se dar bem em vários tipos de terreno, especialmente as dunas”.
Carlos Sainz, Team Peugeot Total
“O novo Peugeot 3008DKR Maxi saiu-se bem nos testes e é, definitivamente, uma melhoria em relação ao anterior: sinto que chegamos alguns passos à frente. A mudança principal é, obviamente, os eixos mais largos, o que nos permite forçar um pouco mais nos cantos. O carro também está mais estável em estradas de cascalho rápidas e ásperas. Depois de alguns anos, melhorar o pacote sempre se torna mais difícil, mas o trabalho que os engenheiros da Peugeot Sport fizeram é ótimo. É fantástico ver como nossos engenheiros tentam extrair o máximo possível e como eles imediatamente pensam nos passos seguintes assim que um Dakar termina”.