Segundo a Pirelli, o novo modelo organizacional visa dar maior agilidade na tomada de decisões, bem como acelerar a implantação de planos de ação vinculados à estratégia Premium, um segmento de mercado em que a marca está depositando suas fichas neste e nos próximos anos.
Vale lembrar que a participação do segmento Premium dentro dos negócios da Pirelli subiu cinco pontos percentuais no primeiro trimestre de 2012, saindo de 47,4% no 1T2011 para 52,6% no 1T2012, momento em que as receitas cresceram 29,2%, para 584,4 milhões de euros (US$ 757 milhões).
A partir de agora o diretor da área técnica (CTO – Chief Technical Officer na sigla em inglês), Maurizio Boiocchi e o Diretor Comercial (CCO), Pirondini Andrea, se reportam diretamente ao presidente e CEO da Pirelli, Marco Tronchetti Provera.
Fica sob a responsabilidade de Maurizio Boiocchi as áreas de produtos, processos, qualidade, equipamentos originais e o time de esportes a motor. O executivo coordenará diretamente o relacionamento com as montadoras e a eficiência de processos ligados à experimentação e desenvolvimento de produtos da marca.
Já Pirondini Andrea terá sob sua responsabilidade direta o marketing da Pirelli, o setor de vendas e varejo, com a atribuição de reforçar e coordenar as áreas geográficas de atuação da empresa italiana.
O presidente e CEO da Pirelli, Marco Tronchetti Provera, também terá subordinação direta nos segmentos de Moto, Industrial, Produtos e Serviços, Meio Ambiente e Pzero.
O novo modelo organizacional dividiu o mercado em oito regiões correspondentes às macrozonas de atividades da Pirelli, entre eles Europa Central, Europa do Sul, Norte da Europa Ocidental, Rússia e Países Nórdicos, África, ME e Índia, Apac, América Latina e Nafta.
Todas essas regiões reportarão suas atividades comerciais e de marketing para o Diretor Comercial (CCO), Pirondini Andrea.