Batizado como Cyber-Fleet – e lançado em Livigno (Itália), dia 05 de fevereiro, em comemoração ao Dia da Segurança Rodoviária -, os chamados pneus inteligentes foram projetados para o transporte rodoviário realizado por caminhões.
Através de um sensor (TMS), o sistema eletrônico de monitoramento permite ao condutor do veículo e ao gestor da frota um controle em tempo real das condições dos pneus que estão rodando e da posição geográfica do veículo.
Como funciona
O sensor (TMS) é montado na superfície interna do pneu e, através dele, é possível recolher todos dados gerais como a temperatura do pneu, sua pressão e até a identificação do pneu.
O sistema capta essas informações e transmite os dados recolhidos pelo TMS a um painel instalado dentro da cabine do caminhão e a outro receptor instalado na garagem da transportadora, por exemplo.
De forma simultânea, tanto o motorista quanto o gestor da frota, recebem os dados em tempo real e podem ajustar possíveis desajustes que sejam parametrizados pelo sistema.
O pulo do gato do Cyber-Fleet é que ele permite a realização de procedimentos de diagnóstico e reparação, garantindo a máxima segurança do veículo, sem contar a substancial economia de pneus e combustível.
O sistema mantém a qualidade dos pneus constante, mostra em tempo real as formas de uso corretas, assegurando precisão para a dirigibilidade do veículo, precisão em freagens e curvas além de assegurar menores custos de manutenção, menor consumo de combustível e prolongamento da vida útil do pneu.
Outra vantagem é que o monitoramento não fica nas mãos apenas do motorista, mas do gestor da frota.
A Pirelli está realizando testes em frotas de transportadores na Europa e América do Sul neste mês (fevereiro) e pretende iniciar a comercialização dos pneus Cyber-Fleet junto ao mercado a partir de setembro deste ano.