A Pirelli anunciou nesta terça-feira, 25, investimentos de R$ 500 milhões em sua unidade de Campinas, em plano que prevê desembolsos a serem realizados até 2018.
A planta industrial localizada no interior do Estado de São Paulo é a maior unidade da Pirelli no mundo voltada para a produção de pneus de passeio e SUV e contará com a substituição de maquinários, além do aumento de sua capacidade instalada.
A intenção manifestada pela empresa recai sobre a produção de pneus verdes na unidade – produtos que apresentam maior rendimento quilométrico, forte participação na economia de combustível e são mais silenciosos que os pneus normais.
“Queremos realizar um grande plano de inovação de toda a planta para produzir pneus de última geração, que permitam menor consumo de gasolina, redução do impacto no meio-ambiente, além de aprimorar a prestação do nosso produto” disse em nota o presidente da Pirelli para América Latina, Paolo Dal Pino (no foto, Dal Pino, à esquerda, ladeado pelo prefeito de Campinas, Jonas Donizette).
Dal Pino – (no foto à esquerda, ladeado pelo prefeito de Campinas, Jonas Donizette) -, esteve em visita a fábrica nesta manhã e fez o anúncio acompanhado pela gerência da unidade e por representantes do legislativo local, dentre eles o Secretário de Transportes, Carlos José Barreiro, e o Secretário Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes.
A unidade emprega hoje 2.100 colaboradores de um total de 13 mil que a Pirelli emprega em suas cinco fábricas no Brasil (localizadas em Santo André, Campinas, Sumaré, Gravataí e Feira de Santana). Em conjunto com as operações na Argentina e Venezuela, a América Latina responde hoje por 35% do faturamento mundial da Pirelli.