A Tire Technology International Awards for Innovation and Excellence, de Colônia, na Alemanha, concedeu aos pneus com tecnologia CAIS (Contact Area Information Sensing), da Bridgestone, o prêmio de pneu do ano, em 2011.
O sistema CAIS está baseado em um sensor sem fio localizado no interior do pneu que emite sinais, em tempo real, para um display instalado no painel do veículo.
Através desse sensor, o motorista tem um acompanhamento instantâneo das vibrações sofridas pelo pneu no solo, e o tipo de solo em que está rodando – seco, semi-seco, lama, molhado, neve fresca, neve compacta e gelo.
Segundo a empresa, com essa tecnologia, o condutor do veículo pode ter maior segurança ao dirigir, corrigindo problemas através do display.
Em fevereiro deste ano, a Pirelli, em parceria com a Schrader Eletronics, lançou um produto semelhante: o Cyber-Fleet, voltado para o transporte de cargas.
Através de um sensor (TMS), o sistema eletrônico de monitoramento permite ao condutor do veículo e ao gestor da frota um controle em tempo real das condições dos pneus que estão rodando e da posição geográfica do veículo.
O pulo do gato do Cyber-Fleet é que ele permite a realização de procedimentos de diagnóstico e reparação, garantindo a máxima segurança do veículo, sem contar a substancial economia de pneus e combustível.