A Porsche realizou na última semana o lançamento mundial da terceira geração do Cayenne, modelo que deve chegar ao mercado brasileiro no segundo semestre de 2018. A empresa não informou preços e pacotes, mas na Alemanha os preços são a partir de EUR 74.828 para o Cayenne e a partir de EUR 91.964 para o Cayenne S.
Entre as principais novidades da terceira geração estão a nova caixa de câmbio Tiptronic S com oito velocidades, novos sistemas de chassi e um novo conceito de conectividade.
O modelo standart vem com motor turbo de seis cilindros e três litros de deslocamento com potência de 340 cv (250 kW) e 450 Nm de torque. Acelera de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos (5,9 segundos com o pacote Sport Chrono) e atinge velocidade máxima de 245 km/h.
Já o Cayenne S conta um V6 2,9 litros com dois turbocompressores, desenvolve 440 cv (324 kW), e torque de 550 Nm. São 20 cv (15 kW) a mais que seu antecessor. O veículo acelera de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos (4,9 segundos com o pacote Sport Chrono) e atinge máxima é 265 km/h.
Os melhores desempenhos da nova geração se devem, em parte, à nova caixa de câmbio Tiptronic S de oito marcha. A empresa destaca os modos de condução off-road, que permitem ao condutor selecionar a correta regulagem para cada situação, dentre elas: Padrão, Mud (lama), Gravel (cascalho), Sand (areia) ou Rocks (pedras).
A tração é integral e gerenciada pelo Porsche Traction Management (PTM – gerenciamento de tração) sistema inteligente e totalmente variável que distribui a força de tração entre os dois eixos. A tração, chassi e travamento dos diferenciais também podem ser selecionados.
Falando em chassi, o novo Cayenne combina três conceitos: carro esportivo, off-road e veículo de uso diário. Para obter esse resultado a Porsche desenvolveu um novo chassi de baixo peso com eixo dianteiro trazendo um design de braços separados e um eixo traseiro multibraços.
Pela primeira vez, o Cayenne é oferecido com eixo traseiro direcional elétrico. Esse sistema, experimentado e testado no 911 e Panamera, aumenta a agilidade nas curvas fechadas e a estabilidade nas mudanças de faixas em alta velocidade. O diâmetro de giro menor também torna a condução do SUV mais fácil.
A suspensão pneumática adaptativa opcional permite regular a distância livre do solo em terrenos irregulares, aumentando a margem entre um comportamento firme e esportivo e o conforto de rodagem esperado de um carro de passeio.
Freios e pneus
A terceira geração do Cayenne vem com um sistema inédito na indústria automotiva global que é o freio com superfície revestida de carboneto de tungstênio, batizado de Porsche Surface Coated Brake (PSCB).
O sistema consiste de um disco de ferro fundido com revestimento de carboneto de tungstênio. As pinças são pintadas de branco, enquanto a superfície dos discos desenvolve um brilho especial após o assentamento das pastilhas. O PSCB só é oferecido em combinação com as rodas de 20 e 21 polegadas. Os freios de cerâmica PCCB continuam a ser o sistema mais avançado da gama.
Os pneus, com porte diferente, aumentam a estabilidade e a dinâmica de condução em curvas fechadas. A Porsche oferece rodas com até 21 polegadas de diâmetro.
Uma nova relação carro x homem
A Porsche descreve os sistemas de pilotagem e conectividade da terceira geração do Cayenne como novos níveis de individualização e de relação entre o motorista e o veículo.
Vamos começar pelo Porsche Communication Management (PCM – gerenciamento de comunicação). De última geração, conta com funções digitais que podem ser operadas de forma intuitiva, inclusive por controle vocal.
Os controles analógicos inseridos no novo console central são focados nas principais funções do veículo, enquanto outros botões são integrados à superfície de toque com aparência de vidro, semelhante à de um smartphone, que dá retorno acústico e tátil quando operados.
O conta giros analógico central é ladeado por dois mostradores de 7 polegadas full-HD que exibem todos os outros dados importantes, além de informações adicionais selecionadas através do volante multifuncional.
O sistema Night Vision Assist (assistente de visão noturna) com uma câmera de imagem térmica é um dos sistemas de assistência mais importantes, juntamente com o Lane Change Assist (assistente de troca de faixa), Lane Keeping Assist (assistente de manutenção na faixa), ParkAssist (assistente de estacionamento) incluindo Surround View (vista do entorno). Todas essas soluções são opcionais para o mercado brasileiro.
A Porsche redesenhou o Pacote Sport Chrono. O seletor de modos de condução no volante (Normal, Sport e Sport Plus) também permite selecionar um modo de configuração individual e o botão Sport Response, ao centro, ativa novos mapas de controle do motor e da transmissão, que são calibrados para máximo desempenho.
Em tempo
O Cayenne S E-Hybrid foi considerado o melhor SUV Premium do Car of The Year 2017, da revista Robb Report. O Cayenne S E-Hybrid venceu a disputa contra o Audi Q7, o Mercedes-Benz GLC 43 AMG e o Volvo XC60.
O modelo tem um motor a combustão e um elétrico – sendo possível rodar de 18 a 36 km em uso cotidiano, dependendo das condições de condução.
Seu consumo combinado no Brasil, segundo os padrões do Inmetro, é de 12 km/l e as emissões de CO2 ficam na casa de 109 g/km.