O Porto de Imbituba (SC) entrou na rota das linhas de longo curso dos navios gigantes, informa a SCPar – empresa que administra o Porto. O primeiro deles, o Cap San Juan, da HamburgSüd – com mais de 330 metros, aporta dia 05 de setembro.
Segundo a administradora, a prática de tarifas competitivas e a profundidade de acesso marítimo – com destaque para dois berços de atracação com 15 metros, a maior entre os portos públicos do Sul do país – colocaram o Porto de Imbituba na escala dos grandes transportadores de contêineres.
Ao todo cinco empresas armadoras vão operar em Imbituba, dentre elas: Hamburg Sud, Hapag-Lloyd, Hyundai, NYK e ZIM.
As escalas apontam 13 navios se revezando em Imbituba, sendo que o trajeto completo demora cerca de 90 dias, saindo de Busan, na Coreia do Sul, e passando por países como China, Singapura, Malásia, Argentina e Uruguai, além do Brasil, antes de retornar para Coreia do Sul. No total, são 19 portos atendidos. Em SC, os navios atracarão em Imbituba e, também, em Itapoá.
A expectativa do diretor presidente da SC Par, Gabriel Ribeiro Vieira, é que a nova linha de navios gigantes movimente cerca de 70 mil TEUs por ano. A capacidade de Imbituba é de até 500 mil TEUs (unidade correspondente a um contêiner de 20 pés) por ano.
O primeiro porta-contêiner de grande porte a aportar em Imbituba será o Cap San Juan, da HamburgSüd, navio de bandeira alemã, construído em 2015, sendo tonelagem bruta de 118.615 e porte bruto de 123.101 toneladas.
O navio tem 331,1 metros de comprimento e 48,54 metros de largura.