O Porto de Vitória é o primeiro porto público do país a operar com o sistema de controle inteligente de tráfego de embarcações (VTMIS), projeto que representou investimentos de R$ R$ 22,9 milhões e foi realizado pela Indra – líder mundial no desenvolvimento de soluções tecnológicas para defesa e segurança.
O sistema VTMIS monitora e gerencia o tráfego das embarcações em tempo real e permite um controle das instalações portuárias e monitoramento das embarcações. Ele contempla sensores, mareógrafos, radares, câmeras de última geração, correntômetros, boias e estações meteorológicas.
A solução oferece ainda uma visão clara e centralizada do cenário marítimo, facilitando a identificação e acompanhamento dos navios, ajudando a navegação, vigilância marítima e gerenciamento de alarmes.
Todas as informações sobre vento, maré, tempo, corrente, navegabilidade, por exemplo, são gerenciadas com precisão pelo sistema.
“Ao se obter um monitoramento preciso do tráfego de embarcações, a rotatividade da entrada de cargueiros no cais do Porto de Vitória será maior graças ao abreviamento do intervalo entre uma atração e outra – aumentando a frequência do tráfego de navios no canal”, diz Cristiano Alves, Diretor de Operações de Transporte e Defesa da Indra no Brasil.
Segundo o executivo, graças ao VTMIS, o Porto de Vitória passa a ser referência no segmento e tem o título de mais avançado porto do Brasil e da América Latina.
“O porto de Santos também deve implantar o sistema. A previsão de funcionamento e operações está programada para 2018”, informa.