Balanço feito pelo governo do Rio Grande do Sul destaca que até o final da tarde de segunda-feira, 28, já estavam funcionando 72 postos com combustível em Porto Alegre, 14 na Região Metropolitana e 88 no Interior.
Os números atualizados foram apresentados no Departamento de Comando e Controle Integrado (DCCI) pelo vice-governador José Paulo Cairoli, e mostraram 44 pedidos de operações em comboio feitos à Defesa Civil. Desses, 26 para transporte de combustíveis, 12 para ração animal, 4 para insumos para água, 1 para gás e 1 para material médico.
No monitoramento de movimentos dos caminhoneiros em rodovias gaúchas, constam cerca de 241 pontos de concentração espalhados na Região Metropolitana e interior.
Até a meia-noite, seguem as operações de suporte para transporte de carga, que serão retomadas na manhã desta terça-feira, 29.
A Secretaria da Educação (Seduc) informou que as escolas da rede pública estadual funcionarão normalmente nesta terça-feira (29).
Paraná
O transporte de combustível está liberado em todo o Estado do Paraná. O anúncio foi feito pela governadora Cida Borghetti. A medida vale para todos os derivados do petróleo: gasolina, óleo diesel, querosene e gás de cozinha, além de etanol.
A liberação das cargas de combustível é resultado de um novo encontro da governadora com as lideranças dos caminhoneiros, realizado no Palácio Iguaçu.
Santa Catarina
Acordo entre as autoridades estaduais de Santa Catarina e representantes regionais dos caminhoneiros, que realizam paralisação nacional há uma semana, permitiu que insumos sejam transportados para as fábricas de ração animal, possibilitando a produção e evitando que haja mortalidade por inanição em Santa Catarina.
A informação foi confirmada pelo comandante da Polícia Militar, coronel Araújo Gomes, durante coletiva, nesta tarde, no Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd), em Florianópolis.
O coronel reconheceu a capacidade de compreensão dos caminhoneiros em questões ligadas à biossegurança e à sanidade animal em Santa Catarina, bem como no transporte de itens necessários à saúde público e ao abastecimento das forças de segurança.
Minas Gerais
O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, prorrogou o ponto facultativo nas repartições públicas estaduais para os dias 29 e 30 de maio e 1º de junho, em razão da continuidade da greve dos caminhoneiros.
O objetivo é minimizar o uso de combustível, a fim de preservar os serviços essenciais.
As aulas da rede estadual de ensino também serão suspensas neste período. Estão mantidos os serviços essenciais, como os médico-hospitalares, os de segurança pública e de Unidades de Atendimento Integrado (UAIs).
Todos os demais órgãos do Estado também estarão de plantão para atenderem demandas básicas.
Mato Grosso
O expediente do Governo do Estado do Mato Grosso voltará ao normal nesta terça e quarta-feira. O anúncio foi feito pelo governador Pedro Taques, em reunião do comitê de crise, na tarde de segunda-feira,28, no Palácio Paiaguás.
Da Redação da Transportepress com agências de governos dos respectivos estados.