A Associação Brasileira dos Importadores e Distribuidores de Pneus (Abidip) destaca em nota que os preços dos pneus importados comercializados no Brasil sofrerão reajuste médio de 10%.
A iniciativa é uma resposta ao aumento da alíquota do imposto de importação adotada pelo governo brasileiro sobre 100 produtos importados, entre eles pneus de motocicletas, bicicletas, automóveis de passeio, comerciais leves e caminhões e ônibus.
A alíquota do imposto de importação deu salto de 16% para 25% e será válida por 12 meses.
Segundo o presidente da Abidip, entidade que conta com 60 importadores de pneus de todo o país, Rinaldo Siqueira Campos, o imposto maior representa um impacto médio de 5% sobre os custos dos importadores.
“Esse custo vai ser repassado aos consumidores e deve se iniciar em novembro, devido ao fato de alguns importadores estarem com estoques de pneus (com base na alíquota antiga)”, disse.
O executivo acredita que não apenas os preços dos pneus importados venham a subir, mas também os preços dos pneus produzidos pela indústria nacional na série dos próximos meses.”Se o pneu importado que tem mais qualidade e preço mais baixo não pode competir devido ao arrocho protecionista do governo brasileiro é evidente que os pneus nacionais, em um ambiente cativo e protegido só para eles, tendem a subir de preço também, pois não terão mais competidores”, destaca.