Os produtores mundias de borracha natural ancorados na Associação dos Países Produtores de Borracha Natural – responsáveis por 90% da produção global do insumo – reduziram a produção em 9,5% no primeiro trimestre de 2012.
Tailândia e Malásia estariam por trás desse movimento, uma vez que reduziram suas produções em função do recuo internacional dos preços da matéria-prima observados no período.
Na Tailândia, por exemplo, os produtores locais destacam que os preços do insumo registraram baixa de 30% nos preços entre janeiro e março deste ano, comparativamente ao mesmo período do ano passado.
Além disso, cresceu o número de empresas que passaram a substituir a borracha natural pela borracha sintética, baseada no petróleo, em função do recuo dos preços internacional do barril de petróleo no período.
Um reflexo dessa substituição pode ser vista pelo recuo dos volumes de exportações de borracha natural, que apresentam baixa de 6,6% no 1T2012.
Com base nos números apurados no período, a Associação dos Países Produtores de Borracha Natural revisou para baixo a estimativa de produção de borracha natural para o ano, de 10.420 milhões de toneladas para 10.297 milhões de toneladas.
O objetivo fundamental dessa medida visa recompor o baixo preço da commodity.
Em relatório ao mercado, a Associação dos Países Produtores de Borracha Natural destaca que os preços internacionais da borracha natural vão permanecer pressionados no curto prazo.
A principal expectativa se dá sobre um futuro movimento de reposição de estoques pelos consumidores chineses.