Levantamento realizado pelo Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab), mostra que a colheita da safra de grãos de verão 2012/13 entrou em ritmo acelerado e com alta produtividade no Paraná.
Em relação à soja, 39% da área plantada já foi colhida. Nessa mesma época do ano passado apenas 22% da área plantada havia sido colhida, aponta o estudo do Deral que dimensiona 4,4 milhões de hectares com a cultura da soja e produção estimada em 15,2 milhões de toneladas, ou 41% a mais que no ano passado.
As vendas da soja também estão se processando em maior velocidade, destaca o Deral: os produtores já venderam 39% da nova safra ante 23% no mesmo período do ano passado.
Em relação ao feijão da primeira safra 95% da área já foi colhida e 64% da produção já foi vendida. Segundo o Deral foram 205,2 mil hectares plantados com a lavoura de feijão no Estado, para uma produção total de 314,9 mil toneladas.
Segundo a engenheira agrônoma do Deral, Juliana Tieme Yagushi, a produção de feijão deve ficar 10% menor que a do ano passado, devido ao excesso de chuvas seguidas de baixas temperaturas durante o ciclo que afetou o desenvolvimento das plantas.
As chuvas também afetaram as lavouras de milho. Juliana Tieme Yagushi destaca que a colheita está em ritmo menor, com 19% da área colhida. No ano passado, em 29% da área já haviam se processado a colheita.
A produção de milho da primeira safra deve apresentar um volume de 6,84 milhões de toneladas, volume 4% acima da produção de 2012, que rendeu 6,6 milhões de toneladas.
As informações são da Agência de Notícias do Paraná