Qingdao Doublestar Group anunciou oficialmente a aquisição do controle da Kumho Tire Co. Ltd, a segunda maior produtora de pneus da Coreia do Sul.
Em comunicado ao mercado, a empresa chinesa destaca que ela e sua subsidiária Xingwei Korea Co., assinaram acordo de aquisição com a Kumho e o grupo credor, representado pelo Korea Development Bank, para adquirir 45% da Kumho Tires, através de aporte de US$ 607 milhões.
A Doublestar vai comprar 129,3 milhões de ações da Kumho a US$ 4,70 por ação e se transformará em seu acionista controlador. Com a operação, a participação do grupo credor caíra de 42% para 23%.
A empresa chinesa, baseada em Qingdao, China, se compromete e a fazer novos aportes de capital na empresa sul-coreana para recuperá-la e torná-la rentável.
Também destaca que a equipe de gestão da Kumho irá gerir os negócios da empresa de forma independente.
A Kumho tem ao todo oito fábricas, sendo três na Coreia do Sul, três na China, uma no Vietnam e outra nos Estados Unidos.
Quem sai ganhando
As primeiras análises de mercado mostram que a Doublestar dará um salto efetivo de qualidade e de internacionalização de seus pneus, com notáveis avanços na oferta de pneus radiais para veículos de passeio.
A grande força da empresa chinesa está em pneus de carga – para caminhões e ônibus – mas a rede de distribuição da Kumho é um ganho substancial para a chinesa.
Outro fato relevante é que os pneus chineses, alvos constantes de políticas protecionistas em grandes mercados, ganha um peso menor com as ações da Kumho, uma vez que os alvos antidumping contra pneus sul-coreanos são nitidamente menores que as marcas de produtos Made in China.