Gestores de frota, frotistas, transportadores, motoristas autônomos já podem medir qual o custo efetivo do pneu e o seu peso dentro da planilha de custos de forma rápida, ágil e de graça.
Tudo isso pode ser feito através do ContiCostCalculator, uma ferramenta desenvolvida pela Continental Pneus que permite acompanhar o custo do pneu na operação, além de comparativos entre o portfolio de modelos da Continental e de seus principais concorrentes no Brasil.
“O ContiCostCalculator não é apenas um importante instrumento de decisão no momento da aquisição dos pneus, mas também uma valiosa ferramenta de auxílio no cálculo dos custos operacionais de uma frota”, aponta o gerente de vendas de pneus para veículos comerciais da Continental Pneus Mercosul, Glen Carson.
Segundo ele, a Continental, como empresa que atua globalmente, sabe da importância da economia de combustível para a lucratividade de uma frota. “Este foi o ponto de partida para o desenvolvimento de nossas ferramentas de suporte ao negócio, como o ContiCostCalculator”, diz.
Como utilizar
Para usar a ferramenta e seus potenciais comparativos é preciso preencher um formulário junto ao site (http://www.conti-online.com/www/transporte_br_pt/temas/calculator.html).
Entre as informações necessárias está o número de caminhões e de reboques a serem mensurados, o layout do veículo e dados sobre os pneus. Informações sobre o consumo médio de combustível, marca e modelo dos pneus utilizados, custo e números relativos ao desempenho também são preenchidos pelo interessado.
A ferramenta realiza um comparativo utilizando os dados inseridos e fornece um cálculo teórico, baseado nos dados de resistência ao rolamento, da economia que a adoção dos pneus da marca alemã pode gerar para o frotista.
O resultado final pode ser enviado para um endereço eletrônico para análise ou salvo em arquivo PDF.
Segundo o coordenador de desenvolvimento de produtos comerciais da Continental Pneus Mercosul, Fernando Peruzzo, o ContiCostCalculator foi desenvolvido inicialmente para o exigente mercado norte-americano, um país de dimensões continentais como o Brasil e com grandes distâncias percorridas pelas frotas.
“Trata-se de um mercado maduro que entende a importância do pneu na equação de cálculo do gasto de combustível”, diz ele ao citar como exemplo a legislação vigente no estado da Califórnia e que só permite o tráfego de caminhões calçados com pneus aprovados pelo SmartWay Technology, que se caracterizam por menor resistência ao rolamento, maior eficiência no consumo de combustível e uma menor emissão de CO².
Confira todos os recursos do ContiCostCalculator visitando http://www.conti-online.com/www/transporte_br_pt/temas/calculator.html