Os Estados Unidos são o maior mercado do mundo no segmento de veículos de transporte de carga e passageiros e registrou avanço 13,04% nesse mercado entre 2010 e 2011, um desempenho acima da média em relação aos demais 40 países que fazem parte do seleto grupo de nações produtoras de veículos.
China (3.933.550 unidades), Japão (1.240.129), Canadá (1.144.410) e México (1.022.957) fecham o ranking dos cinco maiores produtores de veículos para esse segmento, com o Brasil figurando na 8ª posição global.
Em 2011, o Brasil perdeu uma posição, assumida pela Índia, um mercado que vem despontando como um dos de maior potencial no Sudeste da Ásia.
Comparativamente ao Brasil, a indústria de caminhões e ônibus dos Estados Unidos produz 6,5 vezes mais. Ou seja, para um caminhão produzido no Brasil, os norte-americanos tiram das linhas de produção 6,5 unidades.
Em relação ao México – que tem a âncora do Nafta – as plataformas produtivas daquele país produzem 1,17 vezes mais que as empresas em solo brasileiro. Já em relação à Alemanha – que tem no Brasil a Man, Scania e Mercedes-Benz – o chão de fábrica brasileiro produz 1,98 mais produtos.
Fato que chama a atenção é que a indústria automotiva da China e do Japão tem uma ‘pegada’ muito maior em relação aos veículos de passeio do que veículos de carga e transporte de passageiros.
Links relacionados:
Veículos de passeio
Comerciais leves
Caminhões pesados
Ônibus rodoviários e urbanos