Modelo é considerado estratégico pelo Renault Group
Apresentado no Salão de Genebra, o Renault 5 E-Tech, o modelo representa para o Renault Group uma estratégia de recuperação, assim como sua renovação industrial e a revolução elétrica da sua marca icônica – com olhos focados no o plano estratégico Renaulution.
Desenvolvido em apenas três anos, em comparação com os quatro anos normalmente necessários, o Renault 5 E-Tech, vem carregado de recursos de tecnologia elétrica e digital e se posiciona no segmento dos compactos urbanos.
Produzido na França, tem preço de entrada de aproximadamente 25.000 euros. “Ele chega na hora da grande mudança de milhões de europeus para a mobilidade elétrica, conectada e sustentável”, destaca em nota Luca de Meo, CEO do Renault Group.
Segundo o executivo, o modelo também alavancou a transformação do Renault Group como montadora de automóveis de nova geração. “Para este desenvolvimento em três anos, na França, com este nível de qualidade tecnológica e elétrica, todas nossas decisões tinham que ser disruptivas e a nossa organização tinha que ser a mais ágil possível. Somos os primeiros a optar por uma plataforma 100% elétrica para um carro compacto na Europa, otimizar os custos em toda a cadeia de valor, relocalizar nosso ecossistema industrial”, aponta.
No processo de criação do Renault 5 E-Tech, as equipes de design, engenharia e produto trabalharam seguindo um processo invertido chamado de “from sketch to street” (do desenho para as ruas).
Normalmente o design do veículo é definido pela plataforma na qual será baseado, mas desta vez os engenheiros tiveram que imaginar a plataforma que corresponderia ao desejo da empresa e sua alta gestão: uma maquete em resina imaginada pela área de Design Avançado.
O Renault 5 E-Tech elétrico é o primeiro veículo totalmente concebido com base na nova plataforma AmpR Small da Ampere, dedicada aos veículos elétricos do segmento B.
Isso lhe permite vantagens competitivas, como: assoalho plano, entre eixos mais longo (2,54 m), habitabilidade e volume do porta-malas (326 litros) otimizados, centro de gravidade mais baixo e peso menor (menos de 1.500 quilos).
A plataforma AmpR Small também permitiu realizar várias economias de escala sem fazer concessões em relação aos componentes elétricos e as tecnologias úteis para os clientes.
Contando com a expertise da The Future is NEUTRAL, uma unidade de negócios do Grupo Renault especializada em economia circular, o Renault 5 E-Tech elétrico chegará a ter um nível global de 85% de reciclabilidade, com 19,4% de materiais reciclados ( norma ISO14021) e 26,6% de materiais provenientes da economia circular, sendo 41 kg de polímeros reciclados.
Os tecidos dos bancos também serão produzidos com material 100% reciclado, nos acabamentos Techno e Iconic Cinq. Os revestimentos também incluem biomateriais no volante e na parte de isolamento interno.
Destaques
- O Renault 5 E-Tech elétrico estreia um novo carregador bidirecional CA compatível com as tecnologias V2L (do veículo para carregamento de dispositivos elétricos) e V2G (do veículo para a rede);
- O propulsor 100% elétrico é mais compacto do que o do Megane E-Tech elétrico e do Scenic E-Tech elétrico, do qual é derivado. O motor síncrono com rotor bobinado, não tem ímãs permanentes, não usa terras raras e reduz, assim, seu impacto ambiental. O modelo será comercializado em três níveis de potência: 110, 90 ou 70 kW.
- É equipado com a última geração do sistema OpenR Link com Google integrado, complementado por mais de 50 aplicativos e serviços práticos, como a integração dos eletropostos disponíveis no itinerário programado.