Reunimos nesta edição verdadeiros pesos-pesados. Estamos contando os planos de investimentos (de R$ 9 bilhões) da VLI, um conglomerado que agrega os cinco principais corredores logísticos do país, três portos, oito terminais intermodais, 8 mil km de ferrovias, 100 locomotivas e 6.700 vagões.
Se o Brasil é referência agromineral, a VLI é um dos pilares dessa cadeia (em transporte de riquezas), assim como a New Holland, uma das principais peças de inovação, desenvolvimento e aplicação de produtos e serviços voltados à Agricultura 4.0, agricultura de precisão e estruturação de Fazendas Digitais, o novo front do campo brasileiro.
Falar de New Holland e agricultura fica ainda melhor quando a EMBRAPA, o principal centro de excelência em pesquisa e inovação agropecuário do Brasil, participa do jogo. E eles nos contaram coisas excelentes, que vão das megatendências rurais às novas fronteiras agrícolas de MATOPIBA E SEALBA e os desafios a se vencer.
Pensar, elaborar, desenvolver, plantar, gestar e colher já são desafios naturais do campo, mas que ficam ainda mais desafiadores quando a taxa populacional aponta mais 2,3 bilhões de pessoas até 2050. Uma das saídas ensinadas pela EMBRAPA é maximizar o uso da tecnologia, algo que permitiu elevar a produção de grãos do país em mais de 250% nos últimos 20 anos.
Jeito tem e o que estamos mostrando nessa edição é que mentes brilhantes estão pensando hoje as soluções do campo e das cidades de amanhã. É assim com a BASF, um grupo tão numeroso quanto numerosos são os produtos e serviços que oferece, em especial, ao setor automotivo. Sem a BASF, dificilmente os carros autônomos vão funcionar no futuro e sem ela a cor do seu carro teria de ser reinventada.
Para fechar apresentamos a maior logística do mundo, a DHL: 1,3 trilhão de entregas anuais. Você imagina isso? A DHL nos ensinou uma coisa simples, mas complexa: se sua empresa não assumir os quesitos de sustentabilidade seu negócio está fadado a acabar. E ela não apenas está se estruturando para isso, como também ensina e apoia quem quer aprender. Carros e bikes elétricas, robôs, drones, tudo faz parte de um todo que transformará a DHL em nova potência, mas dessa vez, em sustentabilidade.
Boa leitura!
Para acessar a edição, clique em Revista Transportepress – Especial Julho
Fernando Bortolin
Diretor de Redação do site e Revista Transportepress