A operação das linhas intermunicipais nas Regiões Metropolitanas do Estado permanece comprometida em virtude da greve dos caminhoneiros autônomos, aponta informe divulgado pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU/SP), nesta quarta-feira, 30.
Confira a situação em cada região
Região Metropolitana de São Paulo: a frota em operação das concessionárias e permissionárias, no pico da tarde ficou em torno de 82%. Pela manhã era de 80%.
Nessa área operam normalmente cerca de 4.500 ônibus das 550 linhas que transportam em média 1,7 milhão de passageiros por dia.
Região Metropolitana da Baixada Santista: a frota opera 90% da frota nesta tarde, a mesma que circulou na parte da manhã.
Nessa área circulam por dia 500 ônibus em 67 linhas que transportam 200 mil passageiros diariamente.
Região Metropolitana de Campinas: estão circulando 56% da frota. No pico da manhã operaram 74% dos 500 ônibus que atendem 150 linhas e transportam 150 mil passageiros por dia.
Região Metropolitana do Vale do Paraíba/Litoral Norte: nesta tarde estão circulando na região 85% da frota. No pico da manhã as permissionárias conseguiram operar com 81% do total programado.
Nessa área circulam diariamente 350 ônibus distribuídos em 80 linhas que transportam cerca de 75 mil usuários por dia.
Região Metropolitana de Sorocaba: nesta tarde estavam operando 59% da frota. Pela manhã, a partir das 10h30, a operação ocorreu com cerca de 50% dos 170 ônibus da região que estão distribuídos em 80 linhas e transportam diariamente 50 mil usuários.
A EMTU/SP informa que continua acompanhando a situação nas garagens e orientou as empresas operadoras a priorizar a operação nos horários de pico e nas linhas onde há maior número de passageiros transportados.