Em comunicado ao mercado, nesta segunda-feira, 27, a Volvo América Latina informa que Roger Alm (foto acima) deixará o posto de presidente do Grupo na região.
O executivo vai comandar a operação da empresa no Norte da Europa, onde será responsável por 35 países, um dos maiores mercados da marca em todo o mundo.
O posto latino-americano será assumido pelo sueco Claes Nilsson (foto ao lado), a partir de janeiro de 2015.
Alm deixa o cargo depois de cinco anos, período em que comandou a subsidiária da Volvo num de seus maiores e melhores momentos no continente.
Em sua administração, a Volvo foi a única marca do Brasil que teve crescimento sustentado, partindo de 13% de participação de mercado em 2009 para os atuais 21,1% de market share no segmento de caminhões acima de 16 toneladas, no acumulado de janeiro a setembro de 2014.
A Volvo é líder no segmento de pesados.
Neste mesmo período, a Volvo saltou de 77 concessionárias em 2009 para perto de 100 unidades até o final deste ano. O número de boxes da rede de concessionárias cresceu 60% e o de mecatrônicos aumentou em mais de 50%.
Em sua gestão, o FH foi o caminhão pesado mais vendido do Brasil por quatro anos consecutivos. Ele também trouxe para o Brasil o caminhão mais potente do mundo, o FH16 750cv.