A Rolls-Royce Snecma firmou contrato com o Ministério da Defesa do Reino Unido para realização de estudos de design para o Future Combat Air System (Futuro Sistema de Combate Aéreo ou FCAS, da sigla em inglês) – futura aeronave de combate, que poderá elevar a capacidade das forças aéreas no futuro, deve entrar em serviço até 2030.
Em informe ao mercado, a empresa destaca que o contrato dá sequência à Fase de Demonstração de Preparação do Programa e marca o início da Fase de Viabilidade, na qual serão estudados os parâmetros operacionais da futura nave de combate.
A Rolls-Royce Snecma está empreendendo estudos profundos para avaliar o sistema de propulsão da aeronave, dentro dos parâmetros operacionais exigidos pela França e pelo Reino Unido.
Os governos francês e britânico destinaram 120 milhões de libras às companhias envolvidas na nova fase do projeto: Dassault Aviation, BAE Systems, Thales, Selex ES, e a Rolls-Royce Snecma Ltd.
Os estudos iniciais começaram em setembro de 2012 e até o momento têm se focado no desenvolvimento de novas tecnologias e na avaliação de novas arquiteturas de sistema. A fase de viabilidade permitirá à Rolls-Royce explorar de forma mais profunda os inovadores conceitos de sistema de propulsão, destaca o presidente da Rolls-Royce para a América do Sul, Francisco Itzaina.
*as fotos são meramente ilustrativas