A rotulagem de pneus entrou oficialmente em vigor na Europa hoje, 1º de novembro de 2012.
Todos os pneus – de passeio e comerciais – deverão sair de fábrica com a nova rotulagem.
A partir de 1º de julho de 2013, todos os pneus produzidos e vendidos na Europa deverão estar enquadrados nas novas normas.
Um dos grandes objetivos do processo é facilitar a decisão e a escolha de compra do consumidor, além do fato de servir como um diferencial de qualidade para os produtos comercializados no velho continente.
Eficiência, segurança e meio ambiente são três pilares de informações a serem inseridas nos rótulos, que conta ainda com subcategorias de dados, tais como: eficiência energética, aderência, ruído exterior ao rolamento, entre outras, conforme no rótulo ao lado.
TPMS
Outra medida que entra em vigor hoje na Europa é a obrigatoriedade para que todos os veículos homologados a rodar no Velho Continente tenham dispositivos para o controle da pressão e temperatura dos pneus, os chamados TPMS (Tire Pressure Monitoring System, ou Sistema de Monitoramento de Pressão dos Pneus).
Aprovado pelo parlamento europeu em 2009, a aplicação da medida teve início hoje e deve contar com 100% dos veículos rodando com TPMS até 2014.
A mesma legislação também deve ser adotada pelo Japão, China, Índia e Coreia do Sul até 2017.
Links relacionados:
Rotulagem de pneus na Europa: entenda como funciona