Os reflexos da MAR l, legislação que estabelece no Brasil a partir de 1º de janeiro de 2015 a primeira fase de controle de ruídos e emissões de poluentes por equipamentos fora de estrada, serão o assunto do painel Máquinas Agrícolas e de Construção do 23º Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade, de 30 de setembro a 2 de outubro no Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte (rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme), em São Paulo.
O painel se realizará dia 1º de outubro, no auditório Santana 2 e 3 do Expo Center Norte. São convidados para o debate Paulo Macedo, coordenador de Controle de Resíduos e Emissões do IBAMA, Andrea Park, presidente da Câmara Setorial de Máquinas Rodoviárias da Abimaq, e Luís Chain Faraj, coordenador da Comissão Técnica de Renovação de Frota da AEA (Associação Brasileira de Engenharia Automotiva), e Ana Helena de Andrade, vice-presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).
Para Daniel Zacher (na foto), chairperson do comitê responsável pelo painel Máquinas Agrícolas e de Construção do congresso e gerente de Assuntos Regulatórios da John Deere América Latina, a troca de experiências é importante nesta reta final do prazo dado às empresas para a atualização das máquinas. “O processo regulatório para o controle de gases nos equipamentos off-road envolve diferentes esferas de ação, e a indústria está correndo contra o relógio”, diz o engenheiro.