De olho no desenvolvimento de tecnologias para automóveis conectados e autônomos, a Samsung criou nesta semana um novo fundo de investimentos que nasce com aporte de US$ 300 milhões em recursos, o Samsung Automotive Innovation Fund, que tem por objetivo expandir o número (e o volume) de investimentos em startups e inovações relacionadas à indústria automotiva.
As iniciativas também passam por soluções em sensores inteligentes, inteligência artificial, computação de alto desempenho, soluções de conectividade, soluções de segurança automotiva, proteção e privacidade.
Além do fundo de investimentos, a gigante sul-coreana, conta com a parceria da Harman, empresa líder em soluções de conectividade automotiva, que passou a fazer parte do Grupo Samsung no início do ano.
A Harman estabeleceu a Autonomous/ADAS (Advanced Driver Assistance Systems) Strategic Business Unit (SBU), divisão que trabalhará a quatro mãos com o a equipe de Máquinas Inteligentes do Centro de Inovação e Estratégia da Samsung (Samsung Strategy and Innovation Center – SSIC).
Juntas, irão desenvolver as tecnologias-chave para veículos mais seguros, mais inteligentes e conectados. A equipe de Máquinas Inteligentes do SSIC é um grupo de engenharia automotiva avançada dedicado em desenvolver inovadoras soluções de mobilidade.
Para tratar a crescente demanda para as soluções integradas, em particular aquelas para o piloto automático, a Samsung e a Harman focarão na engenharia, na computação de alto desempenho, na tecnologias de sensores, nos algoritmos, na inteligência artificial, assim como nas soluções de conectividade e nuvem, que possibilitam os Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista (ADAS, pela sigla em inglês, Advanced Driver Assistance System) e o piloto automático.
O primeiro investimento estratégico do Fundo de Inovação Automotiva da Samsung será na TTTech, um líder na segurança funcional, conexão em rede, sistemas em tempo real, e integração complexa de softwares para as plataformas de ADAS e piloto automático.
Os investimentos anteriores da Samsung pelos fundos já existentes incluíram apostas em empresas emergentes automotivas, como a AImotive e a Renovo para piloto automático; a Quanergy, a TetraVue, e a Oculii para sensores; a Autotalks e a Valens para conectividade; e a Graphcore para computação de alto desempenho.
A Samsung já obteve licenças para testes nas vias de seu software e hardware de condução autônoma, atualmente, em desenvolvimento na Coreia do Sul e na Califórnia.
A Samsung não entrará no negócio de fabricação de veículos, mantendo-se focada em trabalhar em parceria com os fabricantes de automóveis, bem como com os facilitadores de mobilidade para desenvolver a próxima geração da inovação automotiva.
A Harman é uma empresa consolidada com marcas lendárias no segmento de áudio, como AKG®, Harman Kardon®, Infinity®, JBL®, Lexicon®, Mark Levinson® e Revel®, e no segmento automotivo já conta com parcerias que envolvem as principais marcas globais, dentre elas: Audi, BMW, Citröen, Ferrari, Lexus, The Lincoln Motor Company, Maserati, Mercedes-Benz, Toyota e Volvo Cars, dentre outras.
A nova geração de produtos e soluções pensadas pela empresa passa sistemas operacionais e ecossistemas de software – QNX, Genivi, Linux, Android, HTML5 – com plataformas de conectividade completas, incluindo soluções de espelhamento Bluetooth, WiFi, LTE, e V2X.
Um dos grandes pilares é a segurança cibernética em automóveis, através dos sistemas ECUSHIELD e TCUSHIELD de detecção e prevenção a ataques cibernéticos, ambos reconhecidos no ranking dos mais eficientes da indústria – que podem ser conferidos no vídeo.