A Santos Brasil superou seu próprio indicador e alcançou média de 221,55 movimentos por hora (MPH) durante descarga de contêineres no navio Cosco China, do armador Cosco Line. A marca foi obtida no último dia 19. No total, foram realizados 1.717 movimentos no Tecon Santos – maior terminal de contêineres da América do Sul, localizado na margem esquerda do complexo santista.
Segundo a empresa, o Cosco China possui 334 metros de comprimento e capacidade para transportar 8,2 mil TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés).
Desempenho
A Santos Brasil tem acentuado sua curva de aumento de produtividade nos serviços portuários e logísticos desde o segundo semestre de 2014. Nos últimos meses de setembro e novembro, o terminal operado pela Companhia registrou dois recordes sucessivos de produtividade por operação no Porto de Santos, ao atingir 193,82 MPH e 216,88 MPH, respectivamente, com a movimentação de contêineres nos navios Cap San Nicolas e Monte Olivia, ambos da Hamburg Süd.
Ainda no último mês de novembro, o Tecon Santos atingiu uma média mensal de 109 MPH e passou a manter o indicador acima 100, sendo comparado às instalações de contêineres mais produtivas da Europa e dos EUA.
Segundo o diretor de Operações Logísticas e Portuárias da Santos Brasil, Ricardo Molitzas, a redução do tempo nas operações portuárias e logísticas fomenta a competitividade da indústria, das empresas armadoras, do comércio exterior brasileiro e do Porto de Santos.
"Reforçamos nosso compromisso de impulsionar nossos indicadores de produtividade com investimentos em alta tecnologia e treinamento de equipes. Tão importante quanto o recorde conquistado é a regularidade das performances operacionais que temos observado diariamente, chancelando a qualidade dos nossos serviços".