Inspirada nas plantas industriais da Suécia e Holanda, a Scania inaugurou uma nova fábrica de pintura e montagem de cabinas de caminhão em sua fábrica localizada em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Com o novo processo, os clientes podem escolher uma gama de até 140 cores, personalizando de fábrica a imagem corporativa que pretendem aplicar nas ruas e no mercado, aos seus caminhões.
A automação de processos é a chave do sucesso, fato que garante a eficiência na manufatura das cabinas através de um moderno sistema de transporte de peças e de plataformas elevatórias, resultado também em melhor ergonomia aos colaboradores da unidade.
Segundo o presidente e CEO da Scania Latin America, Per-Olov Svedlund, a entre os ganhos da automatização da pintura está à redução de 40% do uso de tinta em relação ao modo de produção da fábrica antiga. Além disso, todo o excedente de tinta é reutilizado. “Com essa fábrica reafirmamos nosso compromisso com a qualidade de produtos e soluções que entregamos aos clientes e a disposição para contribuir com o desenvolvimento da região e do País”, destaca o executivo em nota. Outro ganho relevante ocorre no tempo de execução da pintura, o que permite a produção de maior volume de cabinas metálicas.
A qualidade da pintura é atestada por projeto pioneiro de iluminação desenvolvido pela Scania. Baseado em um túnel de luz de LED programável, composto por 400 luminárias, o sistema evidencia eventuais falhas na pintura primer, por mais discretas que sejam, tais como sujeiras, riscos ou amassados. O sistema é configurado para cada colaborador, que pode ajustar a luminosidade conforme sua percepção, melhorando o ambiente de trabalho. Além disso, as lâmpadas não esquentam como as luminárias. A vida útil da lâmpada é de 50 mil horas, enquanto a duração da tradicional é de oito mil horas.
Prédio sustentável – O projeto foi desenvolvido com o objetivo de otimizar ao máximo a utilização de recursos naturais e reduzir o impacto ambiental. O prédio possui um sistema de ventilação por pressão positiva, impedindo a entrada de ar e de partículas externas que possam causar defeitos na pintura.
Para evitar o desperdício de água, o prédio conta com sistema de reutilização da água da chuva, captada em dois tanques de 20m³ cada, para ser utilizada em sanitários e limpeza externa. Sistemas de iluminação inteligentes reduzem em até 50% consumo de energia elétrica, se comparado ao da antiga fábrica.
Um incinerador é responsável por queimar os resíduos de gases e outros subprodutos da pintura. Parte do calor gerado é reaproveitado nas estufas, e a tubulação conta com sistema de limpeza por arraste que diminui desperdícios de material e contribui para a conservação dos equipamentos.
A nova fábrica de pintura e montagem de cabinas da Scania possui 8 mil metros quadrados de área construída e está instalada na planta de São Bernardo do Campo, em São Paulo.