A Scania está ampliando sua gama de motores Euro 6 na Europa. A empresa apresentou ao mercado um novo V8 de 580 cv 100% biodiesel, o que eleva para cinco as opções de motorização biodiesel da empresa, cujas potencias vão de 320 a 580 hp.
“Nenhum outro fabricante conseguiu desenvolver cinco motores biodiesel configurados no Euro 6”, destaca em nota o vice-presidente de desenvolvimento da Scania Joel Granath. “Somos a única montadora que dispõe a seus clientes motores biodiesel que atendem todas as faixas de aplicações”, destaca.
Em relação ao diesel, o novo V8 perde 8% de seu desempenho, aponta a Scania ao destacar que a redução da emissão de CO2 chega a 80% comparativamente falando. Outra vantagem da motorização biodiesel é a carga de impostos menor, o que torna a aquisição menos onerosa.
A Scania lembra que mesmo os motores puramente diesel – desenvolvidos na configuração Euro 6 – podem rodar tranquilamente com 10% de biodiesel sem a necessidade de qualquer tipo de ajuste.
Em tempo: a Scania celebrou contrato com a Atlas Copco para o fornecimento de 800 motores voltados para compressores de ar portáteis de grande porte. Os motores são de 9, 13 e 16 litros e cumprem a legislação ambiental europeia.