A Schrader International Inc. apresentou nesta semana, durante a MineExpo, em Las Vegas (EUA), seu sistema de monitoramento de pressão (TPMS – tire pressure monitoring system, na sigla em inglês), para veículos pesados que operam em fora de estrada (OTR).
O sistema é montado dentro dos pneus e faz a leitura da pressão e da temperatura dos mesmos sinalizando ao condutor as reais condições de uso dos pneus.
Com essa informação, fornecida em tempo real, o condutor pode corrigir eventuais problemas, o que garante maior longevidade aos pneus, economia de combustível, segurança na operação e menores custos aos frotistas e operadores.
O nome do produto é Schrader OTR TPMS.
Segundo o vice-presidente de operações para o mercado de reposição da Schrader na América do Norte, Trevor Potter, o sistema opera em três áreas distintas: controle e visualização em displays colocados dentro da cabine do veículo, antenas instaladas em locais estratégicos no veículo e os sensores dentro dos pneus.
A Schrader é lider global em sistema TPMS e comemorou em julho deste ano a marca histórica de 200 milhões de sistemas produzidos. A empresa contabiliza mais de 306 milhões de TPMS instalados em veículos de passeio e comerciais na América do Norte e tem como marca patenteada o EZ-sensor.
Vale lembrar que a legislação norte-americana definiu como obrigatória a instalação de sistemas de monitoramento de pressão e temperatura em todos os veículos de passeio que saem das linhas de montagem ou são comercializados naquele mercado. Essa regra vale desde 2009, tendo sido estendida para veículos comerciais recentemente. O equipamento também já é obrigatório nos países europeus.
No Brasil, a Schrader comercializa os TPMS’s para veículos de passeio, à venda nas melhores casas do ramo, e está em testes com os equipamentos para veículos comerciais.