Trata-se do Scania G 500 8×4 XT Heavy Tipper, criado em parceria pela Scania, Fidens e Hexagon
O segmento de mineração ganhou um grande presente: o Scania G 500 8×4 XT Heavy Tipper teleoperado. A solução, inédita no Brasil, foi estruturada pelas engenharias da Scania, Fidens e Hexagon, da seguinte forma:
- A Hexagon ofereceu toda a alta tecnologia (solução TeleOp) de adaptação, instalação elétrica, câmeras e a cadeira remota de comando (ou cockpit);
- A Fidens, prestadora de serviços de mineração, foi a pioneira no desenvolvimento e operação do veículo.
Dentre as soluções desenvolvidas pela Scania, estão:
- coluna de direção com volante ajustável de ângulo;
- nova caixa de direção elétrica com sistema de direção servo assistida para o segmento;
- sistema de direção teleoperado com acionamento via correia, polias e suporte do motor elétrico da Hexagon;
Além de reforço na fixação do suporte do motor elétrico da Hexagon, acabamento nas capas da coluna de direção e de proteção do sistema de condução e do motor elétrico também da Hexagon.
Outras providências necessárias foram a preparação e instalação do sistema de acionamento do bloqueio do diferencial, definição do local ideal para a instalação do suporte de antenas e câmeras, e, por fim, a preparação nos sistemas de freios e elétricos.
Características do Scania G 500 8×4 XT teleoperado
- É vocacionado para o trabalho fora de estrada – atuar em áreas de risco e descomissionamento de barragens;
- Tem PBT técnico de 60 toneladas e motor de 500cv de potência;
- Tem suspensão dianteira com capacidade de 22t, capacidade de 38t na suspensão traseira, desenvolve torque de 2.550Nm, a caixa de câmbio é a Opticruise GRSO935R, traz eixo RBP900 e freio auxiliar hidráulico Scania Retarder de 4.100Nm;
- O produto sai de fábrica com garantia e homologação da Scania;
A teleoperação
O controle remoto do caminhão é feito por uma cadeira de comando (um cockpit que se assemelha a um simulador de direção), equipada com câmeras e sistemas de telemetria para a total condução do veículo a quilômetros de distância.
Não há um limite definido de onde a cadeira de comando está até o local do caminhão. É possível, por exemplo, o operador estar 30 km longe.
No caminhão, diversas outras câmeras e sensores ajudam o operador a fazer curvas, carregamento, descarregamento e demais ordens da direção comum no dia a dia do trabalho na mineração.
Comercialização
A Casa Scania Itaipu é a concessionária responsável pela venda do modelo inédito no Brasil e garantirá todo o apoio no trabalho com o completo pacote de soluções de serviços que dispõe em sua estrutura de cobertura nos estados de Minas Gerais e Pará, dois dos principais centros da mineração no país.