A vice-gerente geral do setor automotivo do grupo chinês Shandong Wuzheng, Weney Jiang, está buscando um estado brasileiro para a construção de uma fábrica de tratores do grupo.
Weney Jiang já visitou a Bahia e, nesta terça-feira, 23, manteve reunião com o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro.
O governo local apresentou algumas cidades da Metade Sul do estado, sendo que em São Lourenço do Sul há 54 hectares à disposição, junto ao Distrito Industrial local.
O grupo chinês quer investir US$ 50 milhões no projeto que se destina à produção de tratores agrícolas, gerando entre 2,0 mil e 2,5 mil empregos.
Um dos objetivos é construir uma joint venture com um grupo local, no caso a Kohler Implementos Agrícolas, que está assessorando a comitiva chinesa no estado gaúcho.
Na China, a Shandong Wuzheng produz caminhões, tratores e veículos de pequeno porte para aplicação em indústrias, máquinas e implementos. A capacidade de produção anual chega a 500 mil unidades e o faturamento em 2011 foi da ordem de US$ 2 bilhões.