Siemens, EADS e Diamond Aircraft apresentaram na feira aeronáutica de Le Bourget, uma nova geração de motores elétricos híbridos que permitem uma decolagem elétrica silenciosa e redução considerável – de até 25 por cento – do consumo de combustível e de emissões de CO2.
O novo motor foi exibido em voo inaugural de uma hora no aeródromo de Wiener Neustadt em um monomotor que, graças ao sistema de acionamento teve seu peso reduzido em 100 kg.
Em informe ao mercado, a Siemens destaca que a hélice do motoplanador é acionada eletricamente por um sistema híbrido que consiste em um Sistema de Drives Integrado da Siemens e um gerador alimentado por um pequeno motor giratório Wankel Austro Engine.
O sistema de drives do DA36 E-Star 2 gera uma potência de 80 kW durante a decolagem e uma potência contínua de 65 kW.
O motor elétrico pesa apenas 13 kg e sua potência contínua específica de 5 kW/kg é o dobro da do primeiro protótipo e cerca de cinco vezes superior à de um motor elétrico industrial típico.
Para a decolagem e a subida é extraída energia adicional de uma bateria, a qual é recarregada em cruzeiro. Essa bateria é fornecida pela EADS Innovation Works (IW).
“A tecnologia é escalonável e logo entrará em pequenas aeronaves e, no futuro, em aeronaves comerciais de 50 a 100 passageiros, tornando a aviação mais ecológica”, disse Ralf-Michael Franke, Executivo-Chefe da Divisão de Tecnologias de Drive da Siemens.