O Grupo Volkswagen inaugurou hoje na cidade mexicana de Silao (Guanajuato) seu mais novo empreendimento: uma nova fábrica de motores.
Trata-se da 100ª fábrica da montadora alemã ao redor do mundo e se insere dentro do projeto estratégico de ações traçadas para a América do Norte, que passa por investimentos de US$ 5 bilhões nos próximos três anos.
A nova unidade fabril nasce com a incumbência de abastecer de motores ETI duas outras unidades operacionais da Volkswagen na América do Norte: a fábrica de Puebla (que produziu 604 mil veículos no ano passado), no México, e a de Chattanooga (que encerrou 2012 com 150 mil unidades), nos Estados Unidos.
Além dos investimentos projetados para a região, as ambições da empresa vão mais além: atingir a comercialização de 1,0 milhão de veículos apenas nos Estados Unidos até 2018.
A fábrica de Silao se junta a outros projetos que a empresa possui em solo asteca, dentre eles uma fábrica de veículos comerciais da MAN, em Querétarô, e uma planta programada para estar operacional, da Audi, em São José Chiapa, a partir de 2016.
A fábrica de Puebla concentra a produção de modelos como o Volkswagen Jetta, Golf Estate, Beetle e Beetle Cabrio, tendo encerrado 2012 com a soma de 604 mil unidades produzidas.
Especificamente sobre a fábrica de motores, foram dispendidos investimentos totais de US$ 550 milhões em sua construção, em área de 60 hectares. A unidade abriga 700 colaboradores e tem capacidade para a produção de 330 mil motores por ano.