O anúncio foi feito na sede da fábrica na cidade de Jinan, na China, no último dia 22 de maio.
Segundo o diretor geral da Elecsonic (Sinotruk Brasil), Joel Anderson, o vice-presidente da companhia, Liu Wei, estará no Brasil em julho para dar início aos trabalhos para a construção da fábrica que será instalada no município de Lages, em Santa Catarina, conforme já havia sido anunciado em abril.
A unidade fabril, que terá processo de montagem no sistema KD (Knock-Down) trabalhará com um índice de 65% de nacionalizar de partes e peças.
Segundo informe da empresa, a fábrica catarinense nasce com capacidade inicial para a produção de 5 mil unidades por ano nos primeiros 12 meses, com previsão para chegar a 8 mil unidades em médio prazo.
De acordo com Ma Chunji, o investimento inicial será de R$ 300 milhões.
“Trata-se de uma opção atraente para esse mercado altamente competitivo que é o Brasil. Temos certeza que nossos clientes estarão satisfeitos com os caminhões que aqui serão produzidos”, destacou Joel Anderson em nota.
Quem é a Sinotruk
A Sinotruk, conhecida como CNHTC (China National Heavy Duty Truck Group Corporation), foi constituída na China em 1935. No início da década de 1980, adquiriu tecnologia de motores Steyr, formando também outras parcerias ao longo do tempo com Eaton, ZF, Jost e Wabco.
De 2003 a 2008, manteve joint-venture com a Volvo. Em 2009, a alemã MAN assinou um acordo de parceria estratégica e tecnologia com a Sinotruk, comprando 25% de participação da montadora chinesa.
Quem é a Elecsonic
Constituída em 2009 por 11 sócios brasileiros, todos oriundos do setor automotivo, a Elecsonic, conhecida como Sinotruk Brasil, é importadora dos caminhões chineses Sinotruk Howo 6×4 e 6×2.
Em breve iniciará as importações do modelo Premium A7, Euro V. A empresa está localizada na cidade de Campina Grande do Sul, na região metropolitana de Curitiba (PR).