A Sinotruck comunicou nesta quarta-feira, 12, ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), a conclusão do projeto da fábrica de caminhões pesados e extrapesados que está construindo em Lages (SC). O projeto envolve investimentos de R$ 300 milhões e deve gerar 400 empregos diretos, sendo outros 700 indiretos.
A empresa atuará através da joint venture firmada com a SBTC Indústria de Veículos S.A., que foi habilitada no Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores (Inovar-Auto), permitindo direito a benefícios como descontos no pagamento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os veículos produzidos no Brasil.
Em um primeiro momento, os veículos serão produzidos com material importado da China, mas a proposta é chegar ao fim do terceiro ano de operações com até 65% das peças nacionalizadas.
A unidade de Santa Catarina Lages é a primeira fábrica da Sinotruk fora da China e terá produção máxima estimada em 8.000 caminhões por turno, por ano. A área da fábrica já está demarcada e a terraplanagem do terreno terá início em março. A previsão é que a unidade esteja operando em setembro de 2015.