Sistemas de solda a laser de fibra otimizados para a junção de metais diferentes estão surgindo como uma ferramenta essencial para o mercado de veículos elétricos, aponta recente relatório de mercado da IDTechEx Research.
Os lasers de fibra que utilizam um processo de feixe oscilante produzem costuras de solda fortes e altamente uniformes sem causar danos térmicos aos materiais circundantes, destaca o informe ao apontar que ‘alguns’ fabricantes de laser de fibra também estão se preparando para entrar no mercado de detecção automotiva (LiDAR).
Os lasers de fibra que operam na faixa de comprimento de onda de 1,5 μm são muito mais seguros para a visão humana do que os lasers de diodo de 905 nm usados nos sistemas LiDAR convencionais.
Esse comprimento de onda seguro para os olhos permite que o laser de fibra LiDAR opere em potências mais altas e ofereça sensores de longo alcance para veículos autônomos, além de resolução superior e funcionalidade completa.
Como a tecnologia é baseada em fibra óptica, a ausência de componentes ópticos e mecânicos de espaço livre oferece excelente estabilidade do sistema e longa vida útil do produto.
Volvo e Toyota estão entre as empresas que estão testando veículos autônomos com fibra laser LiDAR, destaca o IDTechEx Research.