O Porto do Rio Grande escoou na última semana a soma de 3,0 milhões de toneladas de soja para o exterior, informa a Superintendência do Porto do Rio Grande (SUPRG), ao destacar que nesta safra mais de 3,5 milhões de toneladas do grão já chegaram ao porto gaúcho.
A soja foi transportada até os terminais graneleiros através de 86 mil caminhões, 9,0 mil vagões ferroviários e 26 barcaças, destaca informe divulgado nesta segunda-feira, 03. Mais de 50 navios foram embarcados com o grão, tendo, em média, 63 mil toneladas por navio.
A Superintendência do Porto do Rio Grande estima uma supersafra para o Estado do Rio Grande do Sul, superior a 12 milhões de toneladas da oleaginosa, sendo que pelo Porto devem ser embarcadas cerca de 8,0 milhões de toneladas.
A soja chega ao porto gaúcho por meio dos modais rodoviário (60%), ferroviário (30%) e hidroviário (10%), sendo que o monitoramento do escoamento e armazenagem estática são sendo realizados pela Superintendência do Porto do Rio Grande com base em informações diárias dos terminais graneleiros Termasa, Tergrasa, Bianchini e Bunge.