O índice de subfaturamento na importação de pneus, que chegou a bater em 70%, agora está em 25%.
A informação foi prestada nesta quinta-feira, 13, pelo presidente da Associação Brasileira dos Importadores e Distribuidores de Pneus (Abidip), durante reunião mensal dos importadores de pneus brasileiros, em São Paulo, Rinaldo Siqueira Campos.
“Durante muitos anos a Abidip vem municiando o governo federal com informações sobre essas irregularidades. O trabalho das autoridades, de investigar e punir os culpados, precisa ser enaltecido. Juntos, estamos contribuindo para o combate às injustiças que vinham tirando do mercado aqueles importadores que agem dentro da Lei, além do prejuízo para os cofres”, disse o executivo em nota.
Com relação ao dumping de pneus importados, decisão tomada pelo governo brasileiro em relação aos pneus de motocicletas e assemelhados, automóveis e de caminhões e ônibus, além do aumento do imposto de importação, que deve passar de 16% para 25%, a entidade destaca estar aguardando instruções do governo para atender as exigências do governo.
Outro ponto destacado pelo informe da entidade diz respeito aos avanços da coleta e destinação de pneus inservíveis – voltados para reciclagem. Para atender às exigências do Ibama, a entidade já contabiliza mais de 300 postos de coletas espalhados por todo o país.
Segundo o diretor de comunicação da Abidip, Milton Favaro Filho, o índice de reciclagem atingido pelos importadores de pneus no Brasil já chega a 70% do volume físico de produtos trazidos do exterior ao mercado local.