A estimativa é que até o final de maio a companhia realize a importação de 50 mil unidades pelo Porto de Paranaguá (PR), produtos esses que serão comercializados no mercado brasileiro e em alguns países da América do Sul.
A empresa japonesa, que está construíndo sua primeira fábrica no Brasil, no município de Fazenda Grande, região metropolitana de Curitiba, também utilizará o Porto de Paranaguá para a importação de matérias-primas e maquinários que serão utilizados na produção de pneus na unidade paranaense. Isso deve ocorrer em meados de 2013.
Na avaliação do gerente de logística da Sumitomo no Brasil, Marco Túlio Dilélio, a confiabilidade da operação é o que fez a companhia escolher o Porto de Paranaguá para o recebimento de suas cargas.
“Hoje, importamos pneus, mas, em breve, começaremos a exportar”, disse ele ao destacar a movimentação de cargas da Sumitomo pelo Porto de Paranaguá está apenas começando.
“Nossa fábrica está em processo de instalação no município da Região Metropolitana de Curitiba e faremos testes, em abril de 2013, para comercializar os pneus fabricados no Paraná até outubro de 2013”, disse.