A SuperVia – empresa que opera o serviço de trens urbanos da Região Metropolitana do Rio de Janeiro – recebeu nesta quinta-feira, 19, os primeiros dois carros de um total de 80 que foram adquiridos pela concessionária.
Outras seis unidades serão entregues até o fim deste mês, e os 80 vagões – que permitirão a composição de 10 ou 20 trens, de acordo com o número de carros utilizados – serão entregues até setembro de 2014.
Fabricados no Brasil, os carros têm capacidade para transportar até 2,6 mil passageiros por composição e contam com ar-condicionado, passagem interna entre os vagões, sistema que impede a abertura de portas durante as viagens, TVs e painéis de LED, mapa de linhas e circuito interno de câmera.
Para a renovação das composições a empresa está investindo R$ 280 milhões, recursos que também levam em conta a construção de uma fábrica de montagem de trens nas dependências da Oficina de Deodoro, Zona Norte do Rio, que será utilizada para concluir a produção das composições.
Segundo o presidente da SuperVia, Carlos José Cunha, os investimentos para revitalizar o sistema ferroviário carioca como um todo chegarão a R$ 2,1 bilhões, quase o dobro do previsto pelo contrato de concessão – assumida em 1º de novembro de 1998.
As informações são da Agência de Notícias do Governo do Rio de Janeiro