Taxistas da cidade de São Paulo que aderiram ao Programa de Táxis Híbridos já estão recebendo os 20 primeiros modelos do Prius, o híbrido apresentado pela Toyota no último Salão do Automóvel, e que começa a ser vendido no Brasil. Ao todo, a Toyota ira entregar 116 Prius a taxistas inscritos.
O programa foi criado pela Prefeitura de São Paulo e incentiva a operação de táxis movidos a energias mais limpas e sustentáveis.
Pelas regras, as empresas interessadas serão autorizadas a comprar pacotes com, no mínimo, cinco carros, sendo que obrigatoriamente dois deles precisam ser híbridos, dois flex e um acessível, para atender pessoas com necessidades especiais.
O Prius
O veículo tem motor a gasolina de ciclo Atkinson, 4 cilindros em linha e 1.798 cc. O motor elétrico de 650 volts é dotado de corrente elétrica trifásica e funciona em sincronia com o motor a gasolina. De forma combinada, pode chegar a potência máxima de 138 cv.
Segundo a Toyota, durante o processo de frenagem regenerativa, o motor elétrico trabalha como gerador de energia de grande capacidade, transformando parte da energia cinética, que se perde nos veículos tradicionais, em energia para o carregamento da bateria do sistema híbrido, que abastece o motor elétrico.
Em termos de consumo, são 25,5 km/l na cidade e autonomia de 1.150 quilômetros.