A Porsche apresentou na sexta-feira, 08, seu primeiro modelo totalmente elétrico, o Taycan, projeto que integra o planejamento estratégico da marca alemã ‘E Mission’ e envolve investimentos superiores a seis bilhões de euros em soluções de eletromobilidade até 2.022.
Só no desenvolvimento de versões e derivados do Taycan serão destinados 500 milhões de euros, sendo previstos um bilhão de euros em eletrificação e hibridização da linha de produtos já existente, e cerca de 700 milhões em novas tecnologias, infraestrutura para carregamento de baterias e mobilidade inteligente.
Os modelos integrantes do E Mission são produzidos a partir de uma nova plataforma, a J1, e a empresa projeta uma produção anual entre 15 mil a 20 mil unidades para atender a demanda do mercado global.
Para chegar a isso a empresa já tem investido fortemente na modernização da planta de Zuffenhausen, a sede da companhia, através da instalação de uma nova área de pintura, de montagem – específica para o Taycan – de transportador aéreo de esteira (para transportar as carrocerias pintadas e conjuntos mecânicos para a montagem final).
“Tudo isso está sendo feito neste momento”, destaca informe da Porsche.
A fábrica de motores também está sendo expandida para fabricar trens de força elétricos e a área das carrocerias também será ampliada.
Dentro do conjunto de metas e objetivos do E Mission também estão sendo previstos investimentos para o Centro de Desenvolvimento de Weissach. A produção do Taycan está criando cerca de 1.200 novas vagas somente em Zuffenhausen, aponta o informe.
Motor
O Taycan conta com dois motores síncronos permanentemente acionados – um no eixo dianteiro e outro no traseiro – com potência de sistema acima de 600 hp (440 kW), o carro esportivo elétrico leva menos de 3,5 segundos para atingir 100 km/h e menos de 12s para atingir 200 km/h.
Todas as rodas são controladas individualmente pelo sistema Porsche Torque Vectoring e as baterias podem ser carregadas por uma placa indutiva ou com um sistema de carregador convencional.
A Porsche afirma que com o sistema Porsche Turbo Charging, a bateria é carregada em 80% em apenas 15 minutos e o alcance máximo do veículo é acima de 500 km, segundo as normas NEDC.
O anunciou do primeiro Porsche 100% elétrico fez parte das comemorações dos 70 anos da empresa.